domingo, 3 de julho de 2011

CRIME E PUNIÇÃO

Traz na verdade, um subterfúgio onde mostra e passa, a mensagem dos erros e escolhas que cometemos em nossas vidas. Os erros e as escolhas que fazemos em nossas vidas, e as consequências dessas escolhas. O começo é bem realista e a impressão que se passa é de uma história muito vista pelos olhos de nós, brasileiros, da periferia; as drogas, a pessoa de poder aquisitivo maior que não aproveita as oportunidades que a vida lhes dá, a violência, a desumanização causada por ‘n’ fatores e por aí vai. Mostra a essência dos pais na vida dos filhos, o que suas ausências podem acarretar futuramente na vida do filho, e este por achar por que tem dinheiro pode fazer o que quiser no mundo sem se importar com nada.
        
Alê Coimbra, um jovem rapaz de classe média alta da zona sul do Rio de janeiro, filho de pais ricos e bem-sucedidos que, poderia ter tudo que quisesse na vida, entra de cabeça no mundo do crime, tráfico de drogas, e  da marginalidade. Mas, quando pensamos que sua vida terminará como a de todos os outros que entram nesse mundo de drogas e do tráfico, sua vida muda radicalmente; é internado em uma clínica de reabilitação de dependentes químicos onde fica por um bom tempo, mas quando sai desta clínica, consegue uma segunda chance, vai morar no interior de Minas Gerais com seu avô Evangélico; onde tem conflitos de ideologia e  religião com este e conhece a menina, Maria, tão inocente que acaba caindo na lábia do malandro.  O livro não fala apenas sobre atualidade do mundo de hoje, pessoas de poder aquisitivo maior cometendo coisas ilegais, é muito mais que isso, é profundo. Quero que as pessoas tirem o máximo, de proveito possível, do que está lendo. Quero que elas pensem, reflitam.


“ Às vezes, aliás, sempre é tão difícil não errar, trilhar um caminho certo e reto. Às vezes é preciso quebrarmos a cara, umas mil vezes, para poder aprender, porque é na dura e cruel realidade é que aprendemos os verdadeiros valores que Deus nos deixara e o real significado da vida humana. Nós não erramos porque queremos, simplesmente, errar, mas erramos porque achamos que seremos felizes com algumas decisões que tomamos em nossas vidas. É para isso que vivemos, para sermos felizes, pois não dá pra viver e levar uma vida a diante se não for para ser feliz. É isso que nos mantêm vivos e nos dá prazer, de viver, esta vida tão cheia de altos e baixos e percorrer um caminho árduo e severo, mas que nos leva à vitória, como é o caminho de Deus. Mas com algumas escolhas que fazemos, que cometemos vem à punição. Esta punição da qual me refiro não é para nos fazer sofrer, mas sim, tirarmos proveito de tudo e cresçamos, amadureçamos e nos aperfeiçoamos dentro daquilo que realmente somos, seres humanos". _  Alê Coimbra.

Roteiros

 Crime e Punição

 Antes de adaptá-lo para livro, Crime e Punição, era um roteiro cinematográfico onde mostra a vida de Alê no interior de Minas Gerais, tentando mudar e esquecer os erros do passado ao lado de seu avô Evangélico. No interior Alê conhece a jovem, Maria, e destrói a vida dela.


 Tráfico da delinquência!


Edu é um jovem de periferia que adora levar sua vida livre, leve e solto, abusa do alcóol e da droga, passa a maior parte do tempo na rua roubando e aprontando junto de seus amigos. Além de Edu, tem o drama de Bia, que é abandonada pelo namorado após descobrir que é portadora do vírus da AIDS, pois esta menina, bêbada, transou sem camisinha com, Guimba, malandro e melhor amigo de Edu. Guimba namora Tonhão, menina de rua.


Eu mais que desejaria

Eu mais do que desejaria
Ser um pássaro pra voar pra bem longe
Onde ninguém pudesse me localizar e,
 Lá ficar bem quietinho
Pra poder pensar bem direitinho
Em como é bom ser eternamente livre

Eu mais do que desejaria
Ser um vento pra poder
Passar entre meu amor sem ser percebido
E sentir a leveza de sua pele
Eu mais do que desejaria ser
Um lindo pássaro
Pra novos horizontes, voar
E me achar

Eu mais do que desejaria ser
Um pequeno ar só pra te soprar
Pra te guiar e te fazer carinho
Toda vez que você dormir
Eu mais do que gostaria de ser
O mar só pra te banhar

Eu mais do que desejaria ser
Um pequeno grão de areia
Só pra ficar nos teus passos
Mais distantes e te guiar
Eu mais do que desejaria ser
O sol pra te iluminar a cada
Manhã e te dar bom dia
Com meus raios luminosos
Só pra você

Eu mais do que desejaria ser
Uma lua pra te iluminar
Na imensidão da escuridão
Que você se encontrar
E poder te dar um brilho
De boa noite cada vez que você
Dormir e pra sempre estar
Presente em todos os seus sonhos
Entre os anjos

Entre os anjos
Tocam na sanfona as melodias
Que embalam meu coração
Das mais singelas e belas notas musicais
Que esfriam  meu coração
E congelam minha alma
Na esperança de ter
Um amor puro e único
Ao seu lado

Entre os anjos
Eu te vi
tão linda assim
Tão perto de mim
Viajando como querubim
Em meus sonhos vivendo assim
Como grão de areia
Perdido sem fim

Entre os anjos imaginei
Entre os anjos eu amei
Entre os anjos eu beijei
Seus lábios cor de mel
Que adocicaram meu céu




_________________________________________________________________________________